Conceito
Imagine um marketplace (shopping virtual) que abriga diversas lojas, sendo algumas delas pertencentes a diferentes proprietários e outras gerenciadas internamente. Nesse modelo de negócio, a plataforma Flexy oferece uma funcionalidade importante: a possibilidade de submeter as lojas cadastradas ao controle de aprovação do administrador do shopping. Isso permite que o responsável tenha total controle sobre quais fornecedores e lojas podem fazer parte do marketplace, garantindo que todas estejam alinhadas com as diretrizes e padrões do negócio.
Neste tutorial, mostraremos como configurar essa regra de aprovação e como o administrador pode efetuar a aprovação ou rejeição das lojas que desejam ingressar no marketplace. É importante ressaltar que as lojas podem ser cadastradas de duas formas: via interface, onde o próprio lojista realiza o cadastro, ou via cadastro interno, feito diretamente pelo administrador do shopping.
Aqui, focaremos no processo de cadastro interno, onde o administrador assume a responsabilidade por adicionar novas lojas ao marketplace. Esse método garante um maior nível de supervisão e seleção criteriosa dos fornecedores que farão parte desse ambiente de compras online.
Como configurar lojas?
Acesse Menu > Shopping > Lojas
Para cadastrar uma Nova Loja, clique em Adicionar
Nesta primeira aba deverão ser inseridas as informações de Identificação e a Logo da loja.
Nesta tela deverão ser inseridas as informações do Responsável Legal da loja.
Neste momento deverão ser inseridas as informações de quem vai Administrar a Loja em questão.
Nesta tela deverão ser inseridas as informações Institucionais da Loja.
As informações de API serão preenchidas automaticamente, após finalização deste cadastro.
Por fim, deverão ser inseridas as informações referente as Redes Sociais da loja.
Por final temos a Aba de Avaliações, onde será mostrado as avaliações ou Comentários que a loja possua.
Habilitando/desabilitando a aprovação de lojas?
Acesse o painel de seu marketplace em Menu > Configurações > Configurações Gerais:
Você chegará nesta tela:
Clique na segunda aba, onde se lê "Portal", e você chegará à tela que segue:
Role a tela para baixo até identificar a configuração em questão: "Publicação de lojas".
Para ativar a aprovação das lojas pelo administrador, portanto, clique na opção "O Administrador deve aprovar a publicação da loja", e clique em "Salvar" ao final da tela.
A partir desta configuração, toda loja que se cadastrar em seu marketplace precisará ser liberada por você para ter uma vitrine e participar efetivamente do shopping.
O que muda no painel dos lojistas?
Toda nova loja que entra no marketplace precisa seguir os 4 passos de cadastro para ser publicada: Informações gerais de cadastro -> Configuração do gateway de pagamento -> Cadastro de produto e Publicação da vitrine.
Caso a configuração de "aprovação das lojas pelo shopping" não esteja ativa, então basta que o lojista clique no quarto passo em "Publicar vitrine" para que a loja seja automaticamente publicada.
Caso contrário, com a configuração de aprovação de lojas ativa, o botão "Publicar vitrine" dará lugar a uma solicitação de publicação, que será avaliada pelo administrador. Assim, o botão passa a ser apresentado como "Aguardando aprovação", veja:
Observe que no topo da página, logo após solicitar a publicação, uma mensagem de sucesso é apresentada: "A loja foi enviada para aprovação do administrador. Aguarde a aprovação para que ela seja publicada."
Como aprovar ou reprovar as lojas?
Acesse o painel administrativo do shopping e vá à listagem de lojas, em Menu > Shopping > Lojas. Nesta, há 4 tipos de status, conforme imagem abaixo:
- Loja INATIVA: Loja que ainda não finalizou os 4 passos para a publicação;
- Loja AGUARDANDO APROVAÇÃO: Já finalizou os 4 passos da montagem da loja e está aguardando o OK do(a) administrador(a) do shopping;
- Loja ATIVA: Já finalizou os 4 passos de montagem e já foi liberada pelo(a) administrador(a) do shopping;
- Loja BLOQUEADA: Já finalizou os 4 passos de montagem e foi reprovada pelo(a) administrador(a).
Para aprovar as lojas pendentes de aprovação, portanto, basta que você clique no ícone de positivo ao lado direito de cada loja.
Obs: Perceba que apenas as lojas com o status AGUARDANDO PUBLICAÇÃO é que possuem a possibilidade de aprovação (ícone de dedão positivo).
Depois de aprovada, a loja passa a ter o status de ATIVA:
E você como administrador(a) do shopping pode bloquear a mesma a qualquer momento, clicando no ícone de bloqueio também à direita de cada loja.
Para fazer a aprovação ou reprovação das lojas, você pode utilizar o recurso de pesquisa avançada, filtrando os resultados somente de lojas com o status de aguardando aprovação, por exemplo.
Para isso, acesse Menu > Shopping > Lojas clique no botão "Pesquisa Avançada", no canto superior direito da tela.
Ao acessar "Pesquisa avançada" um pop-up será exibido, nele você poderá definir o filtro em questão:
No caso de a pesquisa ser de todas as lojas ativas, então o sistema lhe trará todas as lojas com o status de ATIVA, conforme abaixo:
Este filtro também pode ser usado para os demais status de loja.
Ficou com alguma dúvida? Então entre em contato com nossa equipe de Solutions, através de nossa Central de Ajuda Flexy! Estamos à disposição!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.