Qual a finalidade do módulo de representantes?
As funcionalidades contidas no módulo de representantes podem ser usadas para permitir que vendedores ou representantes externos ao e-commerce possam usar o seu site para fazer vendas em nome de seus clientes, com funcionamento similar (porém reduzido) a de um "força de vendas", ou outras utilizações.
Como configurar?
Em primeiro lugar, vejamos os menus e configurações dentro do painel administrativo Flexy, no menu lateral direito, na seção "Representantes":
Nesta tela serão relacionados todos os representantes já cadastrados, sendo possível visualizar o status de acesso (bloqueados ou desbloqueados), bloquear, desbloquear, editar ou remover cada representante, pesquisar por um representante ou então cadastrar um novo representante:
Ao clicar em "Adicionar" será aberto um formulário para cadastro com alguns campos simples a serem preenchidos:
Com o representante cadastrado é possível fazer algumas outras configurações:
Na aba "Clientes" é possível configurar um percentual de comissão para cada venda realizada pelo representante e adicionar clientes à carteira de clientes desse representante. Explicaremos mais adiante como o representante pode trabalhar com os clientes da sua carteira:
Para adicionar um cliente à carteira do representante, basta usar a barra de busca, inserir o nome, número do documento ou e-mail do cliente, selecioná-lo para adicionar e então salvar:
Por meio da opção "Comissionar todos os pedidos" é possível permitir que todo pedido realizado por clientes da carteira do representante sejam comissionados, mesmo que estes pedidos não sejam intermediados pelo representante.
Nas abas "Formas de pagamento" e "Lojas" é possível definir percentuais de comissionamento diferentes pelas formas de pagamento utilizado ou até mesmo por em qual loja os pedidos forem realizados. Basta selecionar a forma de pagamento ou loja desejada e configurar o percentual de comissão, sempre salvando as configurações para que sejam aplicadas:
E agora? Como utilizar na prática?
Os representantes devem se logar na plataforma diretamente pelo site, como se fosse um usuário comprador comum:
A primeira visão que o representante terá deve ser parecida com o painel abaixo:
É importante ressaltarmos aqui que dependendo das personalizações feitas no seu site, esta exibição pode ser diferente. Algumas funcionalidades podem até mesmo não serem exibidas, por isso é importante verificar com sua equipe ou agência de front-end se seu site está preparado para a utilização das funcionalidades do módulo de representantes.
Vamos começar então pelo painel de vendas:
Nesta tela o representante tem acesso a um dashboard que permite fazer consultas por um determinado período e visualizar os valores vendidos, quantidades de vendas realizadas, comissões liberadas, bem como alguns gráficos para acompanhamento.
Agora vamos às funcionalidades que seu representante pode utilizar para atender seus clientes em 3 momentos diferentes da sua jornada de compra:
Finalização de pedido em nome de cliente
Na caixa de seleção destacada é possível visualizar todos os clientes que estejam incluídos na carteira de clientes do representante. Também é possível cadastrar um novo cliente caso o cadastro ainda não exista e o cliente será automaticamente vinculado à carteira do representante após a finalização do cadastro.
Selecionando um cliente da lista, o representante passará a visualizar todos os produtos e preços praticados para o cliente selecionado, e então poderá navegar pelo site, adicionando itens ao carrinho e alterando suas quantidades, etc
O representante também pode aplicar cupons de desconto e simular diferentes endereços para entrega:
Ao partir para a finalização da compra, o representante poderá visualizar os endereços para entrega configurados para o cliente e selecionar a forma de pagamento desejada para compra:
É importante lembrar que só será possível finalizar compras via cartão de crédito caso o representante possua os dados do cartão do cliente para compra (o que não é recomendável). Ainda assim, é possível finalizar compras em outras modalidades de pagamento como boleto bancário ou pix.
Finalizada a compra, tanto o representante quanto o cliente da carteira serão notificados por e-mail sobre o pedido realizado, podendo o cliente finalizar o pagamento após conferir o pedido realizado. Neste cenário o cliente final só terá o trabalho de realizar o pagamento.
Compartilhamento de carrinho
Localizando o link "Copiar link do carrinho atual" é possível que o representante compartilhe com um cliente uma cópia exata do carrinho montado pelo representante:
Ao acessar este link, o mesmo carrinho será montado para o cliente selecionado. Desta forma o cliente pode verificar os itens selecionados e as quantidades, para só então seguir com a finalização de compra. Neste cenário o pedido será finalizado pelo próprio cliente após validação do carrinho montado para ele.
Compartilhamento de link promocional
A criação do link promocional permite que todo pedido finalizado por um cliente através do link seja automaticamente vinculado ao representante, gerando comissionamento:
O link é válido apenas para clientes que estejam na carteira do representante e o vínculo é realizado utilizando um identificador único para cada representante cadastrado. Nesse cenário o representante pode manter seus comissionamentos até mesmo para clientes que já façam compras por conta própria.
Como acompanhar as vendas feitas pelos representantes e como as comissões são repassadas?
O comissionamento para cada representante não é realizado automaticamente pela plataforma Flexy, sendo assim é necessário que exista uma maneira de fazer esses repasses de maneira externa à plataforma.
Para dar apoio ao acompanhamento e gerenciamento destes pagamentos, no entanto, a plataforma possui 2 ferramentas para visualização das vendas feitas por representantes e suas respectivas comissões:
A primeira tela para acompanhamento está na seção "Dashboard" do menu lateral direito. Nesta tela é possível ter uma visão geral de todas as vendas de representantes no período selecionado.
Para uma visão mais detalhada pode-se utilizar o relatório de comissões, localizado em "Relatórios":
Neste relatório serão exibidas todas as vendas por representantes e já pagas pelos clientes, com os dados do cliente e representante, com os valores de comissão a serem repassados em cada pedido.
Também é possível utilizar a pesquisa avançada para buscar por um cliente ou representante específico ou até mesmo outras condições, como por produtos comprados, loja envolvida no pedido ou então por forma de entrega ou pagamento utilizada:
Benefícios do módulo de representantes
As funcionalidades de representantes vão te permitir atender de forma mais exclusiva clientes que gostam de ser servidos, além de incorporar na operação digital vendedores ou representantes que também atuem nas vendas físicas.
Esperamos que este módulo seja útil e que permita aumentar suas vendas e melhorar o relacionamento com seus clientes!
Em caso de dúvidas fique à vontade para acionar nossa equipe de Tech Solutions ou então o atendimento personalizado do seu gerente de contas.
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