O que é o Módulo Booking?
Diferente da venda convencional onde o consumidor seleciona vários produtos, escolhe as quantidades e finaliza a compra passando a ter a posse dos itens, no aluguel/reserva o consumidor poderá selecionar um item cadastrado como aluguel e definir o período de locação em dias que ficará com aquele produto. Esse, por sua vez, sai do estoque durante a vigência do aluguel e retorna na devolução.
Para que serve o Módulo Booking?
Com esse módulo, será possível realizar a locação/reserva de produtos por um período determinado.
Como criar e configurar um produto de aluguel?
Em Catálogo > Produtos no formulário do produto, será adicionado uma nova opção dentro do campo Disponível para:
Ao selecionar a opção Aluguel conforme imagem acima, o produto passa a ser vendido somente por aluguel.
Na mesma tela, também será adicionado outros dois campos para serem configurados:
- Mín. de dias para aluguel: período mínimo que o produto pode ser alugado. Por exemplo: se configurado 5 o consumidor não poderá alugar o produto por 4 dias ou menos.
- Max de dias para aluguel: período máximo (limite) que o produto pode ser alugado em um pedido. Por exemplo: se configurado 10 o consumidor não poderá alugar por 11 dias ou mais.
Observação 1: o campo de prazo adicional pode ser configurado para caso o produto precise por exemplo passar por algum processo após a locação e por isso precise de um tempo adicional. Veja mais detalhes sobre o campo adicional de entrega aqui.
Observação 2: o estoque do produto é estático e deve ser compatível com o período locado na agenda.
Após produto estar configurado para Aluguel, uma nova aba aluguel será adicionada ao formulário. Através dessa aba será disponibilizado um calendário marcando as datas em que o produto já está alugado e as datas disponíveis. Será possível identificar na data específica qual pedido, cliente e outras informações relacionada.
Apenas quando o produto estiver configurado para aluguel será exibido em formato de calendário os períodos com data inicial e data final que o produto foi reservado.
Também é possível identificar quando um pedido de locação foi realizado para um período especifico, porém foi cancelado.
-
Item em cinza: Pedido cancelado.
-
Item em azul: Pedido em vigência.
O calendário é exibido de forma mensal, é possível navegar pelos meses através dos botões < e > no canto superior direito do calendário.
As reservas ficam marcadas com o número do pedido.
Exemplo: Pedido X e o fundo azul. Para visualizar os detalhes da reserva clique sobre o item e será mostrado um breve resumo da reserva e um botão para visualizar o pedido e ter todos os detalhes.
Quando uma reserva contém o texto 'Cancelado' e o fundo em cinza, quer dizer que a reserva foi cancelada e a data liberada para nova reserva.
Como visualizar a listagem de aluguéis?
Em Pedidos > Aluguéis será possível acessar a listagem de aluguéis já realizados com as seguintes informações:
- Aluguel: número do pedido gerado para o aluguel.
- Cliente: nome do cliente que realizou a locação.
- Status: status de pagamento da locação.
- Valor: valor total do pedido de aluguel para o período.
- Dt. Inicial: data inicial da locação.
- Dt. Devolução: data de devolução do produto (fim da locação).
- Realizado: data em que a locação foi realizada.
- Status: status da locação (Esse status não é gerenciável para uma ação, são todos alterados de forma automática).
-
Pendente: período de aluguem ainda não está em vigência.
-
Em andamento: aluguel está em vigência (período de aluguel).
-
Concluído: período de aluguel concluído (fim do período de aluguel).
-
Cancelado: pedido de alugue foi cancelado.
-
Os lojistas terão os mesmos recursos do marketplace, porém tudo filtrado para apenas sua loja.
Realizando aluguel como consumidor:
- Produtos configurados para aluguel não é possível adicionar diretamente no carrinho. É necessário sempre acessar o detalhamento do produto e configurar a data de início e data de devolução.
- O aluguel é limitado a um produto por vez, ou seja, ao selecionar um produto, não será possível selecionar qualquer outro. É necessário finalizar o aluguel do primeiro produto para depois fazer o aluguel do outro produto.
- Não será possível adicionar um produto comum junto a um produto de aluguel no carrinho.
Ao clicar nos campos de data, será exibido um calendário onde será bloqueado a quantidade de dias configurados no painel. Exemplo: caso o mínimo de dias esteja configurado para 1 e o máximo para 5 o calendário deve fixar a seleção de datas dentro desse range.
Para o consumidor visualizar a listagem de aluguéis, ele deverá acessar Perfil > Aluguéis
Esperamos que este material possa ter auxiliado no seu uso à plataforma Flexy, no entanto, caso ainda hajam dúvidas ou necessidades, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento, que terá prazer em auxiliá-lo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.