Conceito
O Google Merchant Center é uma plataforma do Google que permite que lojistas enviem informações detalhadas sobre seus produtos para serem exibidos nos anúncios do Google Shopping. Ele facilita o upload, gerenciamento e otimização dos dados dos produtos, permitindo que sejam encontrados e visualizados pelos usuários em pesquisas relacionadas a compras.
Hoje é possível utilizar a plataforma Flexy como facilitadora no uso do Google Merchant. Existem duas formas de realizar esse processo:
- Via API: Nossa API automatiza o processo de envio dos produtos da sua plataforma para o Google Merchant Center. Ele simplifica o processo, permitindo que você liste e gerencie seus produtos diretamente na sua plataforma de e-commerce, sem a necessidade de fazer isso manualmente no Google Merchant Center.
- Via XML: É possível criar um XML que conste todos os produtos da plataforma anexando diretamente no painel do google merchant Google Merchant.
Nesse tutorial abordaremos o segundo caso, ou seja, utilizaremos o link xml.
Passos iniciais:
1. Acesse o link: https://www.google.com/intl/pt_br/retail/get-started
Caso abra a versão alternativa Google Merchant Center NEXT, pedimos que volte a versão classica, basta clicar no icone "?" e selecionar a ultima opção.
2. Após logar ou criar sua conta você deverá chegar a tela abaixo:
Passos extras: Você deve realizar os passos 2.1,2.2,2.3 e 2.4 caso tenha optado por criar uma nova conta, caso já possua uma conta vá direto para o passo 3.
2.1. Clique em Confirme a loja online da sua empresa
Copie e cole seu domínio no painel do Google Merchant:
2.2. Escolha a forma de verificação Adicionar uma tag HTML ao arquivo
2.3. Copie a tag HTML gerada, acesse em seu painel Layouts e Conteudos > Layouts da Loja > Base (Cabeçalho e rodapé), acrescente o código html gerado antes do primeiro </body> e </head>
2.4. Após isso espere alguns segundos e seu dominio já estara reinvidicado.
3. Acessar a opção de Criar um feed para adicionar os produtos no google merchant.
4. Crie um nome para seu feed e selecione o Pais de Destino clicando em Adicionar, em seguida clique em Continuar.
5. Selecione Busca Programada e a seguinte tela deverá abrir
6. Exemplo de código XML que pode ser utilizado:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<rss xmlns:g="http://base.google.com/ns/1.0" version="2.0">
<channel>
{% set domain = 'https://DOMÍNIO.com.br/' %}
{% set siteName = 'NOME DO SITE' %}
<title>{{ siteName }}</title>
<link>{{ domain }}</link>
<description>Catálogo de produtos {{ siteName }}</description>
{% for product in products %}
{% for variant in product.variants %}
<item>
<g:id>{{ variant.referenceCode }}</g:id>
{% if product.name == variant.presentation %}
<g:title>{{ product.name }}</g:title>
{% else %}
<g:title>{{ product.name }} - {{ variant.presentation }}</g:title>
{% endif %}
<g:description>{{ product.descriptionGroup.descriptionOne }}</g:description>
{% if product.shoppingStore %}
{% set product_url = url('flexy_ftwo_store_shoppingStore_product_details', {'shoppingStoreReferenceCode': product.shoppingStore.referenceCode, 'masterVariantReferenceCode': variant.referenceCode, 'slug': product.slug}) %}
{% else %}
{% set product_url = url('flexy_ftwo_store_product_details', {'masterVariantReferenceCode': variant.referenceCode, 'slug': product.slug}) %}
{% endif %}
<g:link>{{ product_url }}</g:link>
<g:image_link>https:{{ variant.product.images[0].path }}</g:image_link>
<g:condition>new</g:condition>
{% if variant.stocks|filter(stock => stock.quantity >= 1)|length > 0 %}
<g:availability>in stock</g:availability>
{% elseif variant.product.stockControl == false %}
<g:availability>in stock</g:availability>
{% else %}
<g:availability>out of stock</g:availability>
{% endif %}
<g:price>{{ variant.price | number_format(2, '.', '') }} BRL</g:price>
<g:brand>MARCA DOS PRODUTOS</g:brand>
<g:mpn>{{ variant.referenceCode }}</g:mpn>
</item>
{% endfor %}
{% endfor %}
</channel>
</rss>
Reforçamos que é apenas um exemplo, e alguns elementos podem ser chamados de diferentes formas a depender de como está estruturado o projeto do cliente, como os tamanhos das descrições, a chamada das marcas, entre outros.
7. Com o link em mãos, copie ele e cole no campo URL do arquivo, após isso configure da maneira que deseja os campos Nome do Arquivo, Frequencia da busca, Hora da busca e Fuso horário. Clique em Criar Feed.
8. O feed será processado em até 72 horas. Após isso todos os produtos de sua loja deverão aparecer na tela do Google Merchant.
Lembrando que utilizando esse método a cada alteração feita nos produtos via plataforma, sera preciso gerar um novo link xml e atualizar o feed através do Google Merchant. Caso deseje uma atualização automática, recomendamos utilizar nossa api: Ativando e configurando o Google Merchant Center utilizando a API
Esperamos que o tutorial tenha sido útil, qualquer outra dúvida basta entrar em contato com nosso suporte!
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.