Requisitos para configuração dos Correios
Antes de começar, certifique-se de que possui os seguintes dados:
- Número do Contrato
- Cartão de Postagem
- Código Administrativo
- Senha do Contrato
- Código de Serviço PAC e SEDEX
- Usuário e Senha do Web Service
- CNPJ da Empresa
Se você não possui essas informações, entre em contato com os Correios para obtê-los.
Geração automática de etiquetas dos Correios
Atenção: A partir de 16/05/2024, a plataforma não exige mais a geração manual de faixas de etiquetas dos Correios. A integração com o novo modelo da Sigep/PPN já está adaptada. A versão antiga será descontinuada pelos Correios.
Os Correios agora geram automaticamente as faixas de etiquetas, eliminando a necessidade de inserir manualmente informações como prefixos e intervalos de etiquetas. Assim, os campos de "Prefixo", "Faixa inicial", "Faixa final" e "Última faixa" são preenchidos diretamente pelos Correios.
Rastreamento de pedidos
O código de rastreamento é uma ferramenta essencial para acompanhar o status de um pedido após ele ser despachado para a transportadora. Ele pode ser gerado de forma automática (para os Correios) ou manual (para outras transportadoras) diretamente na plataforma.
As transportadoras Correios e JadLog possuem integração automática com a plataforma. Isso significa que, após o envio, o pedido será atualizado automaticamente para "Entregue" quando a transportadora confirmar a entrega.
As configurações abaixo servirão tanto para a geração de etiquetas dos Correios quanto rastreamento dos pedidos.
-
Correios:
- Acesse "Entregas > Correios", selecione a loja desejada e abra a área de configuração "SIGEP".
- Preencha os campos com as informações do seu contrato e marque "Habilitado".
- Os campos de "Usuário", "Senha" e "Número do Contrato" devem ser os mesmos utilizados na configuração de PAC e SEDEX.
- Clique em "Salvar" e confirme a configuração clicando no botão "Validar acesso ao SIGEP".
- Agora, sempre que os Correios atualizarem o status do envio, ele será refletido automaticamente nos detalhes do pedido.
-
JadLog:
- Acesse "Entregas > JadLog" no painel administrativo, e abra a área de configuração "JADLOG - Sistema de Rastreamento de Objetos".
- Preencha os campos com as informações do seu contrato e marque "Habilitado".
- Clique em "Salvar".
- Importante: embora a atualização de status seja automática, é necessário cadastrar o código de rastreio no pedido.
- Assim como os Correios, a JadLog atualiza automaticamente o status de entrega do pedido.
Rastreamento manual: outras transportadoras
Caso você utilize uma transportadora que não possui integração automática, você pode inserir manualmente o código de rastreamento no painel da loja.
- Acesse o pedido em Pedidos > Pedidos > Editar.
- No campo "Dados de Entrega > Rastreamento", clique no ícone de lápis.
- Insira o código de rastreamento na janela que abrir.
- Após salvar, o código será exibido e, caso necessário, pode ser substituído por outro.
Importante: Depois de inserido, o código não pode ser removido, apenas substituído por um novo.
Acompanhamento de pedidos
Tanto o lojista quanto o cliente podem acompanhar o status do pedido através dos seguintes links de rastreamento:
- Correios: Rastreamento Correios
- JadLog: Rastreamento JadLog
A plataforma Flexy atualiza o status do pedido automaticamente quando o rastreamento é feito pelas transportadoras integradas, desde que os códigos de rastreio estejam devidamente registrados.
Agora que a plataforma está totalmente integrada ao novo modelo SIGEP dos Correios, você pode gerar e gerenciar suas etiquetas de forma automatizada e acompanhar facilmente o status de seus envios. Caso tenha dúvidas, nossa equipe de atendimento está pronta para auxiliar.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.