O que é pagamento recorrente / assinatura?
É toda transação realizada com períodos pré-determinados e de forma contínua.
Exemplo de cobranças recorrentes:
1. Mensalidades: escolas, academias, cursos, estacionamentos, doações e etc.
2. Planos: seguros, planos de saúde e etc.
3. Assinaturas: revistas, jornais, streaming, clubes de assinaturas, produtos de nicho e etc.
4. Cobrança de serviços: softwares, consultoria e etc
Como criar e configurar um plano de assinatura?
No painel Admin Flexy acesse Configurações > Planos de Assinaturas, nesse link será
possível realizar o cadastro, edição e remoção de um plano de assinatura.
Esses planos de assinaturas serão criados para um gateway específico, os gateways elegíveis serão disponibilizados através de um campo de seleção “Selecione o gateway de pagamentos“, entretanto, atualmente possuímos apenas integração com a Pagar.me.
No caso de marketplace, somente o ADMIN poderá gerenciar os planos de assinaturas. Os lojistas não poderão realizar o gerenciamento dos planos, apenas utilizar os que já foram previamente cadastrados pelo ADMIN.
Fluxo para cadastro de um plano de assinatura:
Dados básicos:
Código de referência: Código interno único para cada assinatura.
Nome: Nome interno único para cada assinatura.
Gateway:
Gateway de Pagamento: Gateway de pagamento que será utilizado para registro e cobranças das recorrências.
Configurações do Gateway:
Intervalo (em dias): Prazo, em dias, para cobrança das recorrências. Ex: Para um plano mensal será 30.
Número de cobranças: Número de cobranças que poderão ser feitas através do plano.
Número de parcelas: Número de parcelas para cada cobrança.
Importante: essa configuração substitui a configuração de parcelamento de pagamento com cartão de crédito realizada em “Formas de Pagamento”, ou seja, o número de parcelas, taxas e descontos configurados serão desconsiderados e valerá apenas o número de parcelas do Plano de Assinatura.
Dias grátis (Teste gratuito): Dias para teste gratuito do produto. O valor começará a ser cobrado no dia seguinte ao término do teste.
Vinculando produtos a planos de assinatura
Após a criação dos planos de assinatura é necessário vincular aos produtos que poderão ser vendidos através de assinaturas.
Ou seja, um determinado produto pode ser vendidos através de um ou mais planos de assinatura. Além disso, pode-se configurar se determinado produto pode ser vendido de forma convencional ou somente por assinatura.
Essa configuração deverá ser realizado na edição do produto ("Catálogo > Produtos > Editar”):
Na Aba Assinaturas irá conter uma listagem com todos os planos de assinaturas disponíveis e para habilitá-los basta marcar o checkbox e salvar.
Este produto poderá ser vendido somente através de assinatura: Caso esta opção esteja marcada, este produto poderá ser vendido somente através de assinatura, assim o cliente não conseguirá fazer o pedido sem selecionar o plano de assinatura. Caso o produto possa ser vendido por assinatura ou uma única vez, não marque esta opção.
Listagem de assinaturas
No painel será adicionado um menu “Pedidos > Assinaturas”, onde será possível visualizar todas as assinaturas.
Essa tela apresentará todas as assinaturas realizadas, seus status, suas cobranças e outros detalhes:
Detalhe sobre as informações apresentadas no Painel:
Assinatura: Número único da assinatura, esse número é o que vai vincular todas as cobranças futuras realizadas da assinatura;
Cliente: Consumidor que realizou a assinatura;
CPF/CNPJ: Documento do consumidor que realizou a assinatura;
Status: Status da Assinatura, serão disponibilizados apenas os seguintes status:
Aguardando Pagamento : Status padrão da assinatura, ficará nesse status até que a assinatura seja completada ou cancelada.
Cancelado: Quando selecionado o status cancelado é possível cancelar a assinatura diretamente com a PagarMe (gateway).
Entregue/Concluído: Quando a assinatura já completou todas as suas cobranças e a pagar.me já enviou para a plataforma o status ended.
Pagamento: Valor total da assinatura. Quando visualizado por um lojista irá apresentar como valor total apenas o do pedido daquela loja.
Realizado: Data em que a assinatura foi realizada
Atualizado: Data da ultima alteração realizada na assinatura
Info: Informação atual da assinatura
PENDENTE: Assinatura realizada, porém ainda não foi recebido a primeira cobrança.
(1/6 SUCESSO): Status das cobranças. Quantidade de cobranças já realizadas do total previsto. Cada cobrança representa um novo pedido dentro da plataforma.
COMPLETO: Todas as cobranças da assinatura foram recebidas com sucesso.
FALHA: Quando existe alguma falha na assinatura
Cobranças da assinatura
É possível verificar todas as cobranças de uma determinada assinatura da listagem clicando em "Ver detalhes":
No exemplo acima podemos ver que uma assinatura onde foi configurada para ter 6 cobranças, já tem 3 recebidas junto com seus respectivos pedidos.
Quando o acesso for por um plano MúltiplosCDs ou Marketplace, os pedidos ficarão agrupados através do pedido master, e será mostrado a lojas ou CD que cada pedido corresponde:
Cancelando uma assinatura pelo Painel do ADMIN
Ao cancelar uma assinatura pelo ADMIN, é realizado um requisição junto a Pagar.Me solicitando o cancelamento, quando realizado com sucesso o status dentro da plataforma fica CANCELADO e o gateway de pagamento não realizará as próximas cobranças.
Essa ação é irreversível, quando realizado o cancelamento não é mais possível continuar a assinatura.
Detalhes de uma assinatura
Clicando no botão Visualizar na listagem de assinaturas é possível visualizar os detalhes de uma assinatura em específico:
Plano de Assinatura: Nome do plano de assinatura utilizado.
ID da Assinatura PagarMe: Número único da assinatura gerado e fornecido pela PagarMe.
ID do Plano de Assinatura PagarMe: Número único do plano de assinatura gerado e fornecido pela PagarMe.
Status das recorrências: Status atual da recorrências. Quantas cobranças já foram realizadas do total esperado.
Pedidos desta assinatura: Lista com todos os pedidos gerados para a assinatura atual, junto ao seu status.
Quando o acesso for por um plano MultiplosCDs ou Marketplace, os pedidos ficarão agrupados através do pedido master:
Detalhes de um pedido realizado por uma assinatura
Um pedido gerado através de uma assinatura contará com algumas informações a mais:
Código de Autorização: Código único gerado pela PagarMe correspondente ao identificador da transação de pagamento.
ID do pedido PagarMe: Código único gerado pela PagarMe correspondente ao identificador da transação de pagamento.
ID do pagamento PagarMe: Código único gerado pela PagarMe correspondente ao identificador da transação de pagamento.
Plano de Assinatura: Nome do plano de assinatura no qual aquele pedido pertence.
Pedido pertencente à assinatura: Id da assinatura no qual o pedido pertence
Pedido 1 de 6 recorrências: Informação de qual número da cobrança refere-se a esse pedido.
Para o ADMIN da loja (em Marketplaces), irá mudar:
O ADMIN da loja poderá utilizar um plano de assinatura previamente cadastrado pelo ADMIN do marketplace, e assim vincular aos seus produtos para que os mesmos sejam ofertados na plataforma através da assinatura.
Essa configuração será realizada em Catálogo > Produtos > Editar:
Pedidos > Assinaturas
A listagem das assinaturas para os lojista será limitada apenas aos detalhes que correspondem a sua loja, como por exemplo os pedidos recorrentes e pagamento (valor):
Pedidos > Assinaturas > Detalhe da Assinatura
Será apresentado um detalhamento da assinatura no pedido, da mesma forma que é feito no ADMIN marketplace, B2B e B2C.
Para o CONSUMIDOR/CLIENTE final, irá mudar:
Para o consumidor final haverá mudanças na iteração ao adicionar produtos ao carrinho:
Não poderá ser adicionado produtos sem assinatura e com assinaturas ao mesmo tempo.
Não poderá ser adicionado produtos que tenham assinaturas distintas ao mesmo tempo.
Será exibido um alerta quando tivermos alguma dessas situações:
Detalhe de um produto por assinatura
Quando um produto está configurado a um ou mais planos de assinatura, será mostrado no detalhamento do produto da seguinte forma:
Checkout com Assinatura
O checkout para compras com assinatura contará com um novo campo de seleção (Plano de assinatura
).
Esse campo tem 2 comportamentos:
-
com opção “sem assinatura”: Quando existente essa opção quer dizer que os produtos contidos naquela carrinho podem ser comprados de forma convencional (apenas uma única vez) ou por assinatura. Deixando a opção “sem assinatura” selecionada será realizado apenas uma unica transação e o pedido não será considerado assinatura
-
sem opção “sem assinatura”: Quando não existente essa opção significa que o(s) produto(s) do carrinho está configurado para ser vendidos apenas através de assinaturas, ou seja não podem ser comprados de forma convercional (avulso).
Outra informação importante é, quando selecionado “sem assinatura” o campo de parcelas usará as configurações cadastradas em “Formas de Pagamento” conforme a bandeira selecionada.
Caso contrário, onde é selecionado um plano de assinatura específico as configurações de “Formas de Pagamentos” são ignoradas e o parcelamento será considerado conforme configuração do plano de assinatura selecionado, conforme imagem abaixo.
Sem assinatura:
Com assinatura:
Quando seu carrinho tem produtos com assinatura e sem assinatura, a assinatura é ignorada e os produtos só podem ser comprados de forma normal (avulsa).
Listar pedidos (GET)
[
2 {
3 ...
4 "subscription": {
5 "gatewayReferenceCode": "payment.gateway.pagarme",
6 "gatewaySubscriptionId": 852488,
7 "plan": {
8 "name": "Plano de Assinatura de Testes",
9 "referenceCode": "plano-assinatura-testes",
10 "id": 3,
11 "gatewayPlanId": 719796,
12 "amount": 6980,
13 "days": 30,
14 "trialDays": 0,
15 "charges": 5,
16 "installments": 1
17 }
18 },
19 "orderGatewayInfo": {
20 "data": [
21 {
22 "code": "transaction-id",
23 "value": "654321"
24 },
25 {
26 "code": "transaction-nsu",
27 "value": "123456"
28 }
29 ],
30 "gatewayReferenceCode": "payment.gateway.pagarme"
31 },
32 "masterSale": {
33 "number": "1809013804"
34 }
35 }
36 ]
Listar Assinaturas (GET)
1[
2 "plan":
3 {
4 "number": "99785120141222233440",
5 "total": 151.91,
6 "promotionDiscount": 0,
7 "grossAmount": "159.90",
8 ...
9 "orderGatewayInfo": {
10 "data": [
11 {
12 "code": "transaction-id",
13 "value": "654321"
14 },
15 {
16 "code": "transaction-nsu",
17 "value": "123456"
18 }
19 ],
20 "gatewayReferenceCode": "payment.gateway.pagarme"
21 }
22 },
23 "subscriptions": [
24 {
25 "orderNumber": "9978512014463476784"
26 },
27 {
28 "orderNumber": "9978512014146346734"
29 }
30 ]
31 ]
Esperamos que este material possa ter auxiliado no seu uso à plataforma Flexy, no entanto, caso ainda hajam dúvidas ou necessidades, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento, que terá prazer em auxiliá-lo.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.