Conceito
As listas de preços permitem oferecer preços diferenciados para clientes ou perfis de clientes específicos. Por exemplo, você pode definir preços distintos para clientes VIP, funcionários e outros grupos.
Como Criar e Editar Listas de Preços
1. Acesso ao Menu: Para criar ou editar listas de preços, acesse o painel Flexy e vá até o menu Catálogo > Listas de Preços.
Após acessar o menu de listas de preço você verá a seguinte tela:
-
A lista "Preço padrão" já existente é a listagem dos preços originalmente definidos para cada produto. Esta lista reflete os preços cadastrados na tela de edição do produto e é exibida para clientes que acessam a loja antes de fazer login ou que não têm uma lista de preços específica associada ao seu perfil.
2. Criando uma Nova Lista de Preços: Para adicionar uma nova lista de preços, clique no botão "Adicionar" no canto superior direito da tela. A seguir, a tela de configuração será exibida:
A seguinte tela aparecerá:
- Código de Referência: Identificador único da lista, utilizado para a gestão interna.
- Nome: Nome da lista de preços (ex: Atacado, Varejo, Supermercados, etc.).
- Bloquear todos os produtos para esta lista de preços: Marcar esta opção faz com que ao criar a lista todos os produtos sejam desabilitados para esta lista, impedindo que apareçam aos clientes com esta. Esta opção serve para apresentar ou não produtos específicos para algum tipo de cliente, por exemplo, consumidores finais podem ver apenas os produtos. Caso você marque esta opção a lista será criada com todos os produtos bloqueados e assim você poderá desbloquear apenas os que desejar. Caso contrário, não marcando esta caixa, a lista será criada com todos os produtos habilitados.
Preencha as informações necessárias e clique em "Salvar" para criar a lista.
Configurando uma lista de preços
Ao clicar em Salvar, sua lista será criada. Clique no ícone "$" para configurar os preços dos produtos em sua lista:
Ao clicar em configurar você será direcionado para a lista de preços e poderá:
a) inserir os preços desejados para cada produto
b) alterar preços da lista em massa
c) ativar ou inativar produtos para clientes atrelados à lista.
Após clicar no ícone $, você chegará a seguinte tela:
Ref.: Apresenta o código de referência do SKU;
Produto: Apresenta o nome do SKU;
Proprietário: Apreenta o proprietário da Lista de preço, podendo ser o Shopping ou uma Loja;
Preço padrão: Apresenta o preço padrão do SKU;
Preço: Define o preço do SKU nesta lista de preços.
a) Para configurar o preço do produto ou variação na nova lista de preços, basta inserir o preço desejado no campo Preço correspondente ao SKU em questão. Ao clicar fora do campo ou mudar de campo, a informação será salva automaticamente e uma mensagem de sucesso será apresentada no topo da página:
b) Para alterar o preço de vários produtos ao mesmo tempo selecione os produtos desejados clicando no checkbox ao lado esquerdo do código de referência de cada produto, e após selecionar todos os desejados, clique em "$ Alterar preços":
Neste momento será possível altera o preço baseado em um percentual, por exemplo, adicionar 10% ao valor padrão de todos os itens selecionados, assim um produto de preço padrão 100 reais passará a ter o preço de 110 reais nesta lista de preços.
Também é possível habilitar ou bloquear SKUs para esta lista de preços, veja abaixo como.
Bloqueando um Produto na Lista de Preços:
Em alguns casos, o e-commerce vende determinados produtos somente para clientes específicos. Por exemplo, o cliente A só pode visualizar os produtos 1 e 2 e o cliente B só pode visualizar os produtos 3 e 4. Na Flexy, é possível configurar esta regra de negócio habilitando ou bloqueando os produtos na lista de preços.
Apenas os produtos habilitados ficarão visíveis para o cliente ao acessar o portal, produtos inativos não irão aparecer, o que impede sua compra.
Para habilitar ou desabilitar um produto, clique no ícone do cadeado que fica ao lado direito do preço do produto desejado:
Quando um produto estiver bloqueado, este ícone ficará vermelho:
Importante:
1 - Quando o produto for desabilitado diretamente na tela de edição de produto, então ele estará sendo desabilitado da lista de preços padrão da loja. Então, todos os clientes atrelados a lista de preços padrão (isto é, não sem uma lista de preços específica) não poderão visualizar o produto em questão.
2 - Quando o produto for desabilitado dentro de uma lista de preços, então ele será invisível para clientes atrelados a esta lista de preços.
3 - A partir do momento que múltiplas listas de preços são criadas na loja, a inativação/desabilitação geral de determinado produto precisa ser feita não somente na tela de edição do produto como também dentro de cada lista de preços.
Associando um Cliente a uma Lista de Preços
Após criar suas listas de preços você deve associá-las aos clientes para que eles passem a ter acesso a estes preços. Caso você não associe uma lista de preços a um cliente ele utilizará a lista de preços associada ao seu perfil e caso não tenha um perfil específico utilizará a lista de preços padrão.
Para associar uma lista de preços ao cliente acesse o menu Clientes > Clientes, como ilustrado abaixo:
Selecione o cliente que você deseja associar e clique em editar.
Na tela de edição do cadastro do cliente, selecione a lista de preços desejada no campo Lista de Preços, conforme imagem abaixo:
Clique no botão Salvar do canto inferior direito da tela após concluir as alterações.
A partir deste momento quando este cliente efetuar login ele passará a ter acesso aos preços configurados na lista de preços associada a seu cadastro.
Observação: caso você utilize perfis de clientes, a lista associada diretamente ao cadastro do cliente terá maior prioridade e assim os preços apresentado a este cliente serão os desta lista específica.
Se ainda restarem dúvidas, entre em contato conosco através da central de ajuda :)
Boas vendas!
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.