Os produtos com variações são aqueles que demandam que o cliente selecione uma configuração para realizar a compra.
Exemplo: a camisa (tamanhos P, M, G) o sapato (números 35, 36, 37) o refrigerador (voltagem 110v, 220v) e etc.
Cadastrando um produto com Variações
Para cadastrar um produto com variações, acesse o menu Catálogo > Produtos, clique ADICIONAR e selecione a opção Produto com variações.
Após selecionar o tipo de produto a seguinte tela será exibida e os seguintes campos deverão ser preenchidos:
Código de Referência (campo obrigatório): O código de referência é uma informação exclusiva utilizada para identificar o produto no portal, painel administrativo e API. Ideal utilizar no máximo 20 caracteres.
Nome (campo obrigatório): Nome do produto, por exemplo, Mouse Microsoft 3 botões. Utilize nomes claros de forma auxiliar o seu cliente a localizar e entender o produto com facilidade.
Dica: É possível preenchê-lo com letras, números, pontos ou traços, não sendo permitidos acentos, barra, ou outros caracteres especiais.
Após preencher os campos obrigatórios, clique em 'Salvar'. Em seguida, uma mensagem será exibida na parte superior da tela:
Um formulário complementar será exibido na tela para preenchimento, conforme demonstrado a seguir:
Nome da variação: Preencha aqui o nome da variação, por exemplo, tamanho P. Lembre-se que este nome será concatenado ao nome do produto, por exemplo, nome do produto 'Camisa Verde', nova da variação, 'tamanho P', desta forma o nome que será apresentado ao cliente no momento da compra será 'Camisa verde tamanho P'.
Código de Referência (campo obrigatório): O código de referência é uma informação exclusiva utilizada para identificar o produto no portal, painel administrativo e API. Ideal utilizar no máximo 20 caracteres.
Preço padrão: Preencha o preço padrão de venda seu produto. As promoções que você criar serão calculadas com base neste preço.
Dica: Caso você utilize listas de preço informe aqui o preço padrão e clique no botão ao lado para configurar o preço nas demais listas.
Veja também: Configurando Listas de Preços
Largura, Altura, Profundidade, Peso (Dimensões do Produto): Informe aqui as dimensões e o peso do produto, já considerando a embalagem na qual ele será enviado ao seu cliente. Estas dimensões e peso serão utilizados para calcular o frete de entrega, seja via Correios ou transportadoras. A altura, largura e profundidade deverão ser preenchidas em centímetros e o peso em quilogramas.
Quantidade em estoque (Estoque Disponível): Informe aqui o número de unidades disponíveis para compra deste produto. Caso você selecione não controlar o estoque deste produto, este campo será desabilitado.
Dica: Caso você utilize múltiplas lojas ou centros de distribuição, clique no botão ao lado para configurar o estoque deste produto em cada um deles.
Receber alerta quando atingir (Alerta de Estoque Mínimo): Configure aqui o número mínimo de unidades em estoque deste produto, de forma que ao atingir esta quantidade o sistema enviará um e-mail ao administrador informando o estoque atingido.
Prazo adicional para entrega: O prazo adicional para entrega é utilizado nos casos em que o produto demanda um tempo extra de preparo, ou produção, para ser enviado. Este prazo será adicionado ao prazo do centro de distribuição e das transportadoras.
Exemplo: Um produto que tenha prazo adicional de 2 dias, cadastrado em um centro de distribuição que tenha prazo de 1 dia para expedição, enviado por uma transportadora com prazo de 5 dias, terá um prazo total de 8 dias para entrega.
Data de lançamento: A data de lançamento é utilizada para realizar a pré-venda de produtos. Ao comprar um produto em pré-venda o prazo de entrega será contabilizado a partir da data de lançamento, sendo apresentado da seguinte forma: Dias até o lançamento + prazo do produto + prazo do centro de distribuição + prazo da transportadora.
Código EAN: O código EAN é o código de barras do produto, ele deve ser composto por 13 dígitos.
Atenção: O preenchimento desta informação é obrigatório para venda do produto em outros marketplaces como Americanas, Extra, Shoptime, entre outros.
Após preencher as informações necessárias do produto, clicar em Salvar. A seguinte mensagem será apresentada na parte superior da tela:
Aba Variações
Na aba Variações, preencha as informações necessárias:
Status (Exibir Produto): Esta opção permite que você cadastre um produto e não o exiba para venda ou visualização em sua loja, desta forma o produto ficará disponível somente no painel administrativo. Esta opção permite manter produtos fora de linha sem a necessidade de excluir suas informações.
Disponível para (Disponibilidade de Venda, Orçamento ou Aluguel): Através deste controle você pode disponibilizar o produto para venda, orçamento, venda e orçamento ou aluguel.
Caso utilize apenas venda não será exibida a opção de orçar este produto ou alugar, caso seja apenas orçamento não será exibida a opção de compra ou aluguel deste produto, caso utilize aluguel não será exibida a opção de compra e orçamento deste produto.
Controle de Estoque: O controle de estoque permite que você controle se venderá este produto mesmo sem estoque ou não. Isto permite a comercialização de pré-venda ou produtos fabricados conforme demanda.
Dica: com o controle ativo, quando o estoque deste produto for zero, será apresentando ao cliente a possibilidade de receber um alerta por e-mail assim que o produto tiver estoque disponível novamente.
Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM): Preencha aqui o código da Nomenclatura Comum do Mercosul para este produto. Os formatos aceitos são 01234567 ou 0123.45.67.
Código de Integração: O código de integração pode ser utilizado para identificar o produto em diferentes sistemas, facilitando assim o processo de integração.
Adicionar Variação: As variações do produto possibilitam identificar cada SKU de um mesmo produto.
Exemplo: o produto camisa social verde possui as variações P, M, G, etc. Uma nova janela será aberta para edição de variação, conforme acima.
Variação Principal (): Utilize este botão para definir a variação principal. Ela será usada para apresentar o produto nas listagens e resultado de busca de seu portal.
Editar (): Utilize este botão para editar a variação.
Duplicar SKU (): Utilize este botão para duplicar a variação, desta forma outro SKU será cadastrado com estes mesmos dados, evitando a necessidade de redigitá-los.
Remover (): Utilize este botão para excluir a variação.
- para configurar os preços destes SKUs nas listas de preços.
Para saber mais, acesse o link Configurando Listas de Preços.
Aba Mídia
Imagens e vídeos de qualidade são elementos essenciais para atrair a atenção dos clientes e influenciar na decisão de compra. Por isso, utilize materiais visuais ricos, bem produzidos e que destaquem os principais diferenciais do produto. Mostre detalhes importantes, explore ângulos relevantes e garanta uma boa apresentação. Quanto melhor a qualidade e a representatividade das imagens, maiores são as chances de conversão.
Imagens: Clique no botão Adicionar imagem para cadastrar novas imagens para este produto. São aceitos arquivos JPG, PNG ou GIF, com no máximo 1MB de tamanho.
Ao clicar em , uma nova tela será aberta, para seleção da imagem conforme abaixo:
Clicar em , onde a tela de busca no diretório será aberta conforme abaixo:
Selecionar a imagem desejada e clicar em Abrir.
Com a imagem já selecionada, clicar em .
Após efetuar o upload da imagem, ficarão disponíveis dois botões:
- Definir como imagem principal, caso tenha mais de uma imagem cadastrada.
- Remover imagem.
Vídeos: Clique no botão Adicionar vídeo para cadastrar um novo vídeo para este produto.
Atenção: para cadastrar um vídeo é necessário que ele esteja publicado no Youtube. O vídeo será disponibilizado na tela de produto e reproduzido através do player de vídeos do Youtube (não é necessário acessar o Youtube para ver o vídeo, ele apenas fica hospedado neste serviço).
Ao clicar em , uma nova tela será aberta, para seleção do vídeo conforme abaixo:
Inserir o link do YouTube no campo "Procurar vídeos do Youtube" e clicar em .
Uma prévia do vídeo será disponibilizada conforme tela abaixo:
Validando o vídeo, clicar em .
Após o vídeo adicionado, clicar em , para encerrar a tela de pop-up.
Ao inserir as imagens e os vídeos necessários, clicar em salvar.
A seguinte mensagem será apresentada na parte superior da tela:
O vídeo será apresentado dessa forma em seu detalhe de produto:
Aba Descrições
A plataforma Flexy disponibiliza 4 campos de descrição, descrição resumida (1), descrição completa (2), informações técnicas (3), informações complementares (4). Utilize-as para preencher as informações de seu produto. Cada descrição será exibida em um local, conforme o projeto gráfico de sua loja.
Na interface nativa Flexy as descrições são exibidas conforme ilustrado abaixo:
Descrição Resumida (1):
Descrição Completa (2):
Informações técnicas (3):
Informações complementares (4):
Aba Categorias
Selecione as categorias em que este produto se encontra. Você pode selecionar as categorias diretamente na árvore de categorias, ou pesquisando por alguma categoria específica.
Dica: você pode gerenciar suas categorias através da opção Produtos > Categorias no menu a esquerda.
Para mais detalhes, veja o tutorial Categorias de Produtos.
Aba Propriedades
Aqui é possível definir as propriedades do produto, elas serão utilizadas na comparação de produtos e também como filtro, por exemplo, categoria TV, filtro Plasma, LCD ou LED.
Para mais detalhes, veja o tutorial Propriedades de Produtos.
Aba Produtos Relacionados
Utilize os produtos relacionados para apresentar complementos ou alternativas a este produto.
Exemplo: a garantia estendida do televisor, cores diferentes, etc.
Para mais detalhes, veja o tutorial Produtos Relacionado.
Aba Avaliações
Aqui são apresentadas as avaliações e comentários do produto.
Para mais detalhes, veja o tutorial Avaliações e Comentários.
Aba SEO
Aqui é possível inserir informações que auxiliarão no posicionamento da página deste produto nos mecanismos de busca como Google, Bing entre outros.
Título da Página
O título deve conter as principais palavras chave, ser conciso e objetivo, pois o mesmo será apresentado como título da página no navegador e nos resultados de busca nos buscadores.
Palavras Chave
As palavras chave são utilizadas para identificar o seu produto nos buscadores e também na pesquisa interna de sua loja.
Utilize sinônimos ou palavras que caracterizem este produto.
Exemplo: para o produto iPhone utilize smartphone, Apple, celular, telefone, telefonia e etc.
Descrição
Esta será a descrição de sua página, apresentada nos resultados de busca do Google, Bing e etc.
Utilize descrições curtas e claras o suficiente para atrair o cliente para sua loja.
Código de Remarketing
O código de remarketing é inserido na página do produto e permite que campanhas de remarketing do Google, Facebook ou outros identifiquem o usuário e exibam banners em inúmeros sites da internet, provocando o mesmo a voltar à sua loja.
Usando os meta tags de palavras chaves para o campo de busca na loja
A exemplo, incluímos a palavra “vinho” como palavra-chave:
Aba Impostos
Estas configurações serão utilizados para informar ao cliente sobre os impostos incidentes no produto, bem como realizar o cálculo de substituição tributária para cada produto.
Atenção: Para que o cálculo da substituição tributária ocorra, é necessário que os percentuais de ICMS estejam cadastrados e ativos no menu Configurações > ICMS, bem como as alíquotas de IPI, MVA Original, MVA Ajustado (caso exista) e o perfil do cliente esteja configurado para incidir este imposto.
IPI: Informe aqui o percentual de IPI deste produto. Lembre-se que o valor do IPI já deve estar embutido no valor do produto.
Exemplo: caso o valor de bruto do produto seja R$ 100 e o IPI seja 5% o preço do produto a ser cadastrado deverá ser R$ 105.
MVA Original (Margem de Valor Agregado (MVA)): A margem de valor agregado é um percentual utilizado para calcular o valor da substituição tributária incidente sobre o produto.
MVA Original (Simples Nacional): Margem de Valor Agregado (MVA) para Optantes do Simples Nacional. A margem de valor agregado é um percentual utilizado para calcular o valor da substituição tributária incidente sobre o produto, a qual pode ser diferente para empresas optantes do Simples Nacional. Este percentual somente será utilizado quando o cliente que estiver realizando o pedido tiver o seu cadastro configurado como optante do Simples Nacional.
MVA Ajustada para diferentes estados: Esta alíquota será utilizada em operações interestaduais em que o produto seja enviado para o respectivo estado.
Para mais detalhes, veja o tutorial Configurando o cálculo de substituição tributária.
Aba Redução de base ICMS
Por diversas particularidades de alguns produtos, quando estes saem de um determinado estado para outro, exigem a redução da alíquota para o cálculo da base do ICMS ST.
Exemplo: Um produto que deveria ter a alíquota de 12% no cálculo da base do ICMS ST, passará a considerar a alíquota de 7%.
Atenção: Para que o cálculo da substituição tributária ocorra é necessário que os percentuais de ICMS estejam cadastrados e ativos no menu Configurações > Substituição Tributária, bem como as alíquotas de IPI, MVA Original, MVA Ajustado (caso exista) e o perfil do cliente esteja configurado para incidir este imposto.
Disponibilidade da redução da base ICMS
Esse campo determina se a redução da base ICMS ocorrerá na origem, no destino, em ambos ou em nenhum, segue abaixo exemplos.
Sem redução:
Se um produto sair de Santa Catarina para o Acre: Não terá redução
Se um produto sair de Santa Catarina para o Santa Catarina: Não terá redução
Origem e Destino:
Se um produto sair de Santa Catarina para o Acre: Terá redução
Se um produto sair de Santa Catarina para o Santa Catarina: Terá redução
Origem:
Se um produto sair de Santa Catarina para o Acre: Não terá redução
Se um produto sair de Santa Catarina para o Santa Catarina: Terá redução
Destino:
Se um produto sair de Santa Catarina para o Acre: Terá redução
Se um produto sair de Santa Catarina para o Santa Catarina: Não terá redução
Aba Assinatura
Os planos de assinatura permitem vender produtos com pagamento recorrente, como por exemplo, a assinatura de uma revista, a mensalidade de um curso, ou ainda permitir que um cliente programe uma compra de supermercado para ocorrer todo mês.
Para gerenciar os planos disponíveis acesse Configurações > Planos de Assinatura, no menu a esquerda.
Aba Personalização
A personalização de produtos permite que o cliente customize detalhes do produto durante a compra, como, por exemplo, seu nome na camiseta de futebol, uma data e uma frase no copo personalizado de seu aniversário, a cor e o acabamento de um móvel, entre outros.
Selecione aqui os campos de personalização que este produto possui.
Para mais detalhes, veja o tutorial Personalizar Produtos.
Como o produto é apresentado na loja?
O produto com variações apresenta as características do produto e a seleção de sua variação, conforme ilustração abaixo:
Esperamos que este material possa ter auxiliado no seu uso à plataforma Flexy, no entanto, caso ainda haja dúvidas ou necessidades, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento, que terá prazer em auxiliá-lo.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.