Conceito
Os kits de produtos permitem selecionar vários produtos para formar um Kit, oferecendo-o como um produto único, por um preço diferenciado.
Após a venda de um kit, o estoque de cada produto tem sua baixa realizada separadamente, mantendo os estoques individuais atualizados.
Exemplo: kit mouse + teclado, kit brincos + colar + pulseira, etc.
Cadastrando um Kit de Produtos
Para cadastrar um kit de produtos, acesse o menu Catálogo > Produtos, clique em "Adicionar" e selecione a opção Kit de produtos.
Após selecionar o tipo de produto a seguinte tela será exibida e os seguintes campos deverão ser preenchidos de Código de Referência, Nome do Produto e Preço padrão devem ser preenchidos, e na sequencia deve clicar em Salvar.
Código de Referência (campo obrigatório): O código de referência é uma informação exclusiva utilizada para identificar o produto no portal, painel administrativo e API. Ideal utilizar no máximo 20 caracteres.
Dica: é possível preenchê-lo com letras, números, pontos ou traços, não sendo permitidos acentos, barra, ou outros caracteres especiais.
Nome (campo obrigatório): Nome do produto, por exemplo, Mouse Microsoft 3 botões. Utilize nomes claros de forma auxiliar o seu cliente a localizar e entender o produto com facilidade.
Após ter Salvo serão habilitados campos para inserir os itens que são componentes do Kit (conforme indicação da seta vermelha na imagem abaixo).
Selecione com o uso da seta do mouse, adicione a quantidade desejada no campo Quantidades, e clique em Salvar.
Você poderá incluir primeiramente todos os componentes, inserir as quantidades, e na sequencia Salvá-los todos de uma única vez após aparecer a mensagem "Produto relacionado atualizado com sucesso".
Caso queira remover algum que tenha inserido, basta clicar sobre o ícone de "X", e clicar em Salvar.
Após inserir os componentes, você poderá editar os campos das abas
Aba Produtos
Status (Exibir Produto): Esta opção permite que você cadastre um produto e não o exiba para venda ou visualização em sua loja, desta forma o produto ficará disponível apenas no painel administrativo. Esta opção permite manter produtos fora de linha sem a necessidade de excluir suas informações.
Disponível para (Disponibilidade de Venda e Orçamento): Através deste controle você pode disponibilizar o produto para venda, orçamento, ou ambos. Caso utilize apenas venda não será exibida a opção de orçar este produto, caso seja apenas orçamento não será exibida a opção de compra deste produto.
Preço padrão: Preencha o preço padrão de venda seu produto. As promoções que você criar serão calculadas com base neste preço. Dica: caso você utilize listas de preço informe aqui o preço padrão e clique no botão ao lado para configurar o preço nas demais listas.
Veja também: Configurando Listas de Preços
Prazo adicional para entrega: O prazo adicional para entrega é utilizado nos casos em que o produto demanda um tempo extra de preparo, ou produção, para ser enviado. Este prazo será adicionado ao prazo do centro de distribuição e das transportadoras. Exemplo: um produto que tenha prazo adicional de 2 dias, cadastrado em um centro de distribuição que tenha prazo de 1 dia para expedição, enviado através de uma transportadora com prazo de 5 dias, terá um prazo total de 8 dias para entrega.
Largura, Altura, Profundidade, Peso (Dimensões do Produto): Informe aqui as dimensões e o peso do produto, já considerando a embalagem na qual ele será enviada ao seu cliente. Estas dimensões e peso serão utilizadas para calcular o frete de entrega, seja via Correios ou transportadoras. A altura, largura e profundidade deverão ser preenchidos em centímetros e o peso em quilogramas.
Selecione um produto (Kit de Produtos): Selecione aqui os produtos que farão parte deste kit.
Quando um kit for vendido o sistema dará baixa de estoque de cada um dos itens. Lembrando que caso um item não esteja disponível para venda o kit também não estará.
Aba Mídia
Utilize esta área para gerenciar as fotos e vídeos deste produto.
Imagens (Adicionar Imagens): Clique no botão Adicionar imagem para cadastrar novas imagens para este produto. São aceitos arquivos JPG, PNG ou GIF, com no máximo 1MB de tamanho.
Ao clicar em .
Uma nova tela será aberta, para seleção da imagem conforme abaixo:
Clicar em , onde a tela de busca no diretório será aberta conforme abaixo:
Selecionar a imagem desejada e clicar em Abrir.
Com a imagem já selecionada, clicar em .
Após efetuar o upload da imagem, ficarão disponíveis dois botões:
- Definir como imagem principal, caso tenha mais de uma imagem cadastrada.
- Remover imagem.
Vídeos (Adicionar Vídeo): Clique no botão Adicionar vídeo para cadastrar um novo vídeo para este produto.
Atenção: para cadastrar um vídeo é necessário que ele esteja publicado no Youtube. O vídeo será disponibilizado na tela de produto e reproduzido através do player de vídeos do Youtube (não é necessário acessar o Youtube para ver o vídeo, ele apenas fica hospedado neste serviço).
Ao clicar em .
Uma nova tela será aberta, para seleção do vídeo conforme abaixo:
Inserir o link do youtube no campo "Procurar vídeos do Youtube" e clicar em .
Uma prévia do vídeo será disponibilizada conforme tela abaixo:
Validando o vídeo, clicar em .
Após o vídeo adicionado, clicar em , para encerrar a tela de pop up.
Ao inserir as imagens e os vídeos necessários, clicar em Salvar.
A seguinte mensagem será apresentada na parte superior da tela:
O vídeo será apresentado dessa forma em seu detalhe de produto:
A imagem será apresentado dessa forma em seu detalhe de produto:
Aba Descrições
A plataforma disponibiliza 4 campos de descrição, descrição resumida (1), descrição completa (2), informações técnicas (3), informações complementares (4). Utilize-as para preencher as informações de seu produto. Cada descrição será exibida em um local, conforme o projeto gráfico de sua loja.
Dica: não economize nas descrições, quanto mais ricas e informativas forem suas descrições de produto mais despertará interesse do cliente e maiores serão as chances de conversão de venda.
Na interface nativa Flexy as descrições são exibidas conforme ilustrado abaixo:
Descrição Resumida (1) :
Descrição Completa (2)
Informações técnicas(3):
Informações complementares (4):
Aba Categorias
Selecione as categorias em que este produto se encontra. Você pode selecionar as categorias diretamente na árvore de categorias, ou pesquisando por alguma categoria específica.
Dica: você pode gerenciar suas categorias através da opção Produtos > Categorias no menu a esquerda.
Para mais detalhes, veja o tutorial Categorias de Produtos.
Aba Propriedades
Aqui é possível definir as propriedades do produto, elas serão utilizadas na comparação de produtos e também como filtro, por exemplo, categoria TVs, filtro Plasma, LCD ou LED.
Para mais detalhes, veja o tutorial Propriedades de Produtos.
Aba Produtos Relacionados
Utilize os produtos relacionados para apresentar complementos ou alternativas a este produto.
Exemplo: a garantia estendida do televisor, cores diferentes , etc
Para mais detalhes, veja o tutorial Produtos Relacionados.
Aba Avaliações
Aqui são apresentadas as avaliações e comentários do produto.
Para mais detalhes, veja o tutorial Avaliações e Comentários.
Aba SEO
Aqui é possível inserir informações que auxiliarão no posicionamento da página deste produto nos mecanismos de busca como Google, Bing entre outros.
Além disso, caso em sua loja possua o campo "Busca", você poderá inserir palavras que supostamente os seus consumidores escreveriam para buscar determinado produto.
Para que sejam inseridas as palavras-chaves você deve digitar a palavra e no teclado clicar em Enter, após inserir deve clicar em Salvar.
Título da página : O título deve conter as principais palavras chave, ser conciso e objetivo, pois o mesmo será apresentado como título da página no navegador e nos resultados de busca nos buscadores.
Palavras chave: As palavras chave são utilizadas para identificar o seu produto nos buscadores e também na pesquisa interna de sua loja. Utilize sinônimos ou palavras que caracterizem este produto.
Exemplo: para o produto iPhone utilize smartphone, Apple, celular, telefone, telefonia e etc.
Descrição: Esta será a descrição de sua página, apresentada nos resultados de busca do Google, Bing e etc. Utilize descrições curtas e claras o suficiente para atrair o cliente para sua loja.
Código de remarketing: O código de remarketing é inserido na página do produto e permite que campanhas de remarketing do Google, Facebook ou outros identifiquem o usuário e exibam banners em inúmeros sites da internet, provocando o mesmo a voltar à sua loja.
Aba Impostos
Estas configurações serão utilizados para informar ao cliente sobre os impostos incidentes no produto, bem como realizar o cálculo de substituição tributária para cada produto.
Atenção: para que o cálculo da substituição tributária ocorra é necessário que os percentuais de ICMS estejam cadastrados e ativos no menu Configurações > ICMS, bem como as alíquotas de IPI, MVA Original, MVA Ajustado (caso exista) e o perfil do cliente esteja configurado para incidir este imposto.
IPI: Informe aqui o percentual de IPI deste produto. Lembre-se que o valor do IPI já deve estar embutido no valor do produto. Exemplo: caso o valor de bruto do produto seja R$ 100 e o IPI seja 5% o preço do produto a ser cadastrado deverá ser R$ 105.
MVA Original (Margem de Valor Agregado (MVA)): A margem de valor agregado é um percentual utilizado para calcular o valor da substituição tributária incidente sobre o produto.
MVA Original (Simples Nacional): Margem de Valor Agregado (MVA) para Optantes do Simples Nacional. A margem de valor agregado é um percentual utilizado para calcular o valor da substituição tributária incidente sobre o produto, a qual pode ser diferente para empresas optantes do Simples Nacional. Este percentual somente será utilizado quando o cliente que estiver realizando o pedido tiver o seu cadastro configurado como optante do Simples Nacional.
Para mais detalhes, veja o tutorial Configurando o cálculo de substituição tributária.
Aba Personalização
A personalização de produtos permite que o cliente customize detalhes do produto durante a compra, como por exemplo, seu nome na camiseta de futebol, uma data e uma frase no copo personalizado de seu aniversário, a cor e o acabamento de um móvel, entre outros.
MVA Ajustada para diferentes estados: Esta alíquota será utilizada em operações interestaduais em que o produto seja enviado para o respectivo estado.
Selecione aqui os campos de personalização que este produto possui.
Para mais detalhes, veja o tutorial Personalizar Produtos.
Esperamos que este material possa ter auxiliado no seu uso à plataforma Flexy, no entanto, caso ainda hajam dúvidas ou necessidades, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento, que terá prazer em auxiliá-lo.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.