Conceito
Os produtos com variações são aqueles que demandam que o cliente selecione uma configuração para realizar a compra.
Exemplo: a camisa (tamanhos P, M, G) o sapato (números 35, 36, 37) o refrigerador (voltagem 110v, 220v) e etc.
Cadastrando um produto com Variações
Para cadastrar um produto com variações, acesse o menu Catálogo > Produtos, clique Adicionar e selecione a opção Produto com variações.
Após selecionar o tipo de produto a seguinte tela será exibida e os seguintes campos deverão ser preenchidos:
Código de Referência (campo obrigatório): O código de referência é uma informação exclusiva utilizada para identificar o produto no portal, painel administrativo e API. Ideal utilizar no máximo 20 caracteres.
Dica: é possível preenchê-lo com letras, números, pontos ou traços, não sendo permitidos acentos, barra, ou outros caracteres especiais.
Nome (campo obrigatório): Nome do produto, por exemplo, Mouse Microsoft 3 botões. Utilize nomes claros de forma auxiliar o seu cliente a localizar e entender o produto com facilidade.
Após preencher os campos obrigatórios, clicar em . Além da mensagem apresentada na parte superior da tela:
Um formulário complementar será apresentado na tela para preenchimento conforme abaixo:
Nome da variação: Preencha aqui o nome da variação, por exemplo, tamanho P. Lembre-se que este nome será concatenado ao nome do produto, por exemplo, nome do produto 'Camisa Verde', nova da variação, 'tamanho P', desta forma o nome que será apresentado ao cliente no momento da compra será 'Camisa verde tamanho P'.
Código de Referência (campo obrigatório): O código de referência é uma informação exclusiva utilizada para identificar o produto no portal, painel administrativo e API. Ideal utilizar no máximo 20 caracteres.
Dica: é possível preenchê-lo com letras, números, pontos ou traços, não sendo permitidos acentos, barra, ou outros caracteres especiais.
Preço padrão: Preencha o preço padrão de venda seu produto. As promoções que você criar serão calculadas com base neste preço.
Dica: caso você utilize listas de preço informe aqui o preço padrão e clique no botão ao lado para configurar o preço nas demais listas.
Veja também: Configurando Listas de Preços
Largura, Altura, Profundidade, Peso (Dimensões do Produto): Informe aqui as dimensões e o peso do produto, já considerando a embalagem na qual ele será enviada ao seu cliente. Estas dimensões e peso serão utilizadas para calcular o frete de entrega, seja via Correios ou transportadoras. A altura, largura e profundidade deverão ser preenchidos em centímetros e o peso em quilogramas.
Quantidade em estoque (Estoque Disponível): Informe aqui o número de unidades disponíveis para compra deste produto. Caso você selecione não controlar o estoque deste produto, este campo será desabilitado.
Dica: caso você utilize múltiplas lojas ou centros de distribuição clique no botão ao lado para configurar o estoque deste produto em cada um deles.
Receber alerta quando atingir (Alerta de Estoque Mínimo): Configure aqui o número mínimo de unidades em estoque deste produto, de forma que ao atingir esta quantidade o sistema enviará um e-mail ao administrador, informando o estoque atingido.
Prazo adicional para entrega: O prazo adicional para entrega é utilizado nos casos em que o produto demanda um tempo extra de preparo, ou produção, para ser enviado. Este prazo será adicionado ao prazo do centro de distribuição e das transportadoras.
Exemplo: um produto que tenha prazo adicional de 2 dias, cadastrado em um centro de distribuição que tenha prazo de 1 dia para expedição, enviado através de uma transportadora com prazo de 5 dias, terá um prazo total de 8 dias para entrega.
Data de lançamento: A data de lançamento é utilizada para realizar a pré-venda de produtos. Ao comprar um produto em pré-venda o prazo de entrega será contabilizado a partir da data de lançamento, sendo apresentado da seguinte forma: Dias até o lançamento + prazo do produto + prazo do centro de distribuição + prazo da transportadora.
Código EAN: O código EAN é o código de barras do produto, ele deve ser composto por 13 dígitos.
Atenção: o preenchimento desta informação é obrigatório para venda do produto em outros marketplaces como Americanas, Extra, Shoptime, entre outros.
Após preencher as informações necessárias do produto, clicar em Salvar. A seguinte mensagem será apresentada na parte superior da tela:
Aba Variações
Na aba Variações, preencha as informações necessárias:
Status (Exibir Produto): Esta opção permite que você cadastre um produto e não o exiba para venda ou visualização em sua loja, desta forma o produto ficará disponível apenas no painel administrativo. Esta opção permite manter produtos fora de linha sem a necessidade de excluir suas informações.
Disponível para (Disponibilidade de Venda e Orçamento): Através deste controle você pode disponibilizar o produto para venda, orçamento, ou ambos. Caso utilize apenas venda não será exibida a opção de orçar este produto, caso seja apenas orçamento não será exibida a opção de compra deste produto.
Controle de Estoque: O controle de estoque permite que você controle se venderá este produto mesmo sem estoque ou não. Isto permite a comercialização de pré-venda ou produtos fabricados conforme demanda. Dica: com o controle ativo, quando o estoque deste produto for zero será apresentando ao cliente a possibilidade de receber um alerta por e-mail assim que o produto tiver estoque disponível novamente.
Código NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM)): Preencha aqui o código da Nomenclatura Comum do Mercosul para este produto. Os formatos aceitos são 01234567 ou 0123.45.67.
Código de Integração: O código de integração pode ser utilizado para identificar o produto em diferentes sistemas, facilitando assim o processo de integração.
Adicionar Variação: As variações do produto servem para identificar cada SKU de um mesmo produto. Exemplo: o produto camisa social verde possui as variações P, M, G e etc. Uma nova janela será aberta para edição de variação, conforme acima.
Variação Principal (): Utilize este botão para definir a variação principal. Ela será usada para apresentar o produto nas listagens e resultado de busca de seu portal.
Editar (): Utilize este botão para editar a variação.
Duplicar SKU (): Utilize este botão para duplicar a variação, desta forma outro SKU será cadastrado com estes mesmos dados, evitando a necessidade de redigitá-los.
Remover (): Utilize este botão para excluir a variação.
- para configurar os preços destes SKUs nas listas de preços.
Para saber mais, acesse o link Configurando Listas de Preços.
Aba Mídia
Utilize esta área para gerenciar as fotos e vídeos deste produto.
Dica: imagens e vídeos são alguns dos principais fatores para atrair a atenção dos clientes, por isto, utilize imagens ricas, de boa qualidade, exiba diferenciais e amplie detalhes importantes, isto aumentará, e muito, a chance de realizar a venda.
Imagens (Adicionar Imagens): Clique no botão Adicionar imagem para cadastrar novas imagens para este produto. São aceitos arquivos JPG, PNG ou GIF, com no máximo 1MB de tamanho.
Dica: trate antes as fotografias, de forma a oferecer uma melhor qualidade visual, se possível tire fotos de vários ângulos do produto mostrando seus detalhes.
Ao clicar em .
Uma nova tela será aberta, para seleção da imagem conforme abaixo:
Clicar em , onde a tela de busca no diretório será aberta conforme abaixo:
Selecionar a imagem desejada e clicar em Abrir.
Com a imagem já selecionada, clicar em .
Após efetuar o upload da imagem, ficarão disponíveis dois botões:
- Definir como imagem principal, caso tenha mais de uma imagem cadastrada.
- Remover imagem.
Vídeos (Adicionar Vídeo): Clique no botão Adicionar vídeo para cadastrar um novo vídeo para este produto.
Atenção: para cadastrar um vídeo é necessário que ele esteja publicado no Youtube. O vídeo será disponibilizado na tela de produto e reproduzido através do player de vídeos do Youtube (não é necessário acessar o Youtube para ver o vídeo, ele apenas fica hospedado neste serviço).
Ao clicar em .
Uma nova tela será aberta, para seleção do vídeo conforme abaixo:
Inserir o link do youtube no campo "Procurar vídeos do Youtube" e clicar em .
Uma prévia do vídeo será disponibilizada conforme tela abaixo:
Validando o vídeo, clicar em .
Após o vídeo adicionado, clicar em , para encerrar a tela de pop-up.
Ao inserir as imagens e os vídeos necessários, clicar em Salvar.
A seguinte mensagem será apresentada na parte superior da tela:
O vídeo será apresentado dessa forma em seu detalhe de produto:
Aba Descrições
A plataforma Flexy disponibiliza 4 campos de descrição, descrição resumida (1), descrição completa (2), informações técnicas (3), informações complementares (4). Utilize-as para preencher as informações de seu produto. Cada descrição será exibida em um local, conforme o projeto gráfico de sua loja.
Dica: não economize nas descrições, quanto mais ricas e informativas forem suas descrições de produto mais despertará interesse do cliente e maiores serão as chances de conversão de venda.
Na interface nativa Flexy as descrições são exibidas conforme ilustrado abaixo:
Descrição Resumida (1) :
Descrição Completa (2)
Informações técnicas(3):
Informações complementares (4):
Aba Categorias
Selecione as categorias em que este produto se encontra. Você pode selecionar as categorias diretamente na árvore de categorias, ou pesquisando por alguma categoria específica.
Dica: você pode gerenciar suas categorias através da opção Produtos > Categorias no menu a esquerda.
Para mais detalhes, veja o tutorial Categorias de Produtos.
Aba Propriedades
Aqui é possível definir as propriedades do produto, elas serão utilizadas na comparação de produtos e também como filtro, por exemplo, categoria TVs, filtro Plasma, LCD ou LED.
Para mais detalhes, veja o tutorial Propriedades de Produtos.
Aba Produtos Relacionados
Utilize os produtos relacionados para apresentar complementos ou alternativas a este produto.
Exemplo: a garantia estendida do televisor, cores diferentes , etc
Para mais detalhes, veja o tutorial Produtos Relacionados.
Aba Avaliações
Aqui são apresentadas as avaliações e comentários do produto.
Para mais detalhes, veja o tutorial Avaliações e Comentários.
Aba SEO
Aqui é possível inserir informações que auxiliarão no posicionamento da página deste produto nos mecanismos de busca como Google, Bing entre outros.
Título da Página
O título deve conter as principais palavras chave, ser conciso e objetivo, pois o mesmo será apresentado como título da página no navegador e nos resultados de busca nos buscadores.
Palavras Chave
As palavras chave são utilizadas para identificar o seu produto nos buscadores e também na pesquisa interna de sua loja.
Utilize sinônimos ou palavras que caracterizem este produto.
Exemplo: para o produto iPhone utilize smartphone, Apple, celular, telefone, telefonia e etc.
Descrição
Esta será a descrição de sua página, apresentada nos resultados de busca do Google, Bing e etc.
Utilize descrições curtas e claras o suficiente para atrair o cliente para sua loja.
Código de Remarketing
O código de remarketing é inserido na página do produto e permite que campanhas de remarketing do Google, Facebook ou outros identifiquem o usuário e exibam banners em inúmeros sites da internet, provocando o mesmo a voltar à sua loja.
Usando os meta tags de palavras chaves para o campo de busca na loja
A exemplo, incluímos a palavra "vinho" como palavra- chave :
Aba Impostos
Estas configurações serão utilizados para informar ao cliente sobre os impostos incidentes no produto, bem como realizar o cálculo de substituição tributária para cada produto.
Atenção: para que o cálculo da substituição tributária ocorra é necessário que os percentuais de ICMS estejam cadastrados e ativos no menu Configurações > ICMS, bem como as alíquotas de IPI, MVA Original, MVA Ajustado (caso exista) e o perfil do cliente esteja configurado para incidir este imposto.
IPI: Informe aqui o percentual de IPI deste produto. Lembre-se que o valor do IPI já deve estar embutido no valor do produto. Exemplo: caso o valor de bruto do produto seja R$ 100 e o IPI seja 5% o preço do produto a ser cadastrado deverá ser R$ 105.
MVA Original (Margem de Valor Agregado (MVA)): A margem de valor agregado é um percentual utilizado para calcular o valor da substituição tributária incidente sobre o produto.
MVA Original (Simples Nacional): Margem de Valor Agregado (MVA) para Optantes do Simples Nacional. A margem de valor agregado é um percentual utilizado para calcular o valor da substituição tributária incidente sobre o produto, a qual pode ser diferente para empresas optantes do Simples Nacional. Este percentual somente será utilizado quando o cliente que estiver realizando o pedido tiver o seu cadastro configurado como optante do Simples Nacional.
MVA Ajustada para diferentes estados: Esta alíquota será utilizada em operações interestaduais em que o produto seja enviado para o respectivo estado.
Para mais detalhes, veja o tutorial Configurando o cálculo de substituição tributária.
Aba Personalização
A personalização de produtos permite que o cliente customize detalhes do produto durante a compra, como por exemplo, seu nome na camiseta de futebol, uma data e uma frase no copo personalizado de seu aniversário, a cor e o acabamento de um móvel, entre outros.
Selecione aqui os campos de personalização que este produto possui.
Para mais detalhes, veja o tutorial Personalizar Produtos.
Como o produto é apresentado na loja ?
O produto com variações apresenta as características do produto e a seleção de sua variação, conforme ilustração abaixo:
Esperamos que este material possa ter auxiliado no seu uso à plataforma Flexy, no entanto, caso ainda hajam dúvidas ou necessidades, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento, que terá prazer em auxiliá-lo.
Comentários
0 comentário
Artigo fechado para comentários.