Os perfis de acesso garantem a segurança dos dados confidenciais de sua loja, de forma que você possa limitar o acesso de determinados usuários administradores a menus e ações dentro do painel.
Em outras palavras, o perfil de acesso permite que usuários do painel administrativo tenham diferentes acessos ao mesmo painel.
Por exemplo: Você como administrador(a) da loja pode definir que determinada parte de sua equipe terá acesso apenas ao catálogo de produtos, com permissão para editar, remover e adicionar produtos à loja, mas sem permissão para editar configurações de pagamento ou visualizar valores de faturamento e pedidos.
Como criar um perfil de acesso?
Acesse o painel administrativo no menu Configurações > Perfis de acesso:
Você chegará a esta tela, que apresentará os perfis de acesso criados:
Você notará que um perfil já esta criado e não pode ser excluído, é o perfil ADMIN. Este é o perfil usado pelo seu administrador máximo na plataforma.
Caso você esteja utilizando uma conta do tipo Marketplace ou Múltiplos CDs haverá também o perfil LOJISTA. Este é o perfil utilizado pelos seus sellers ou administradores de CD para ter acesso ao painel exclusivo onde serão apresentados apenas os produtos, estoques, preços e pedidos deste seller ou CD.
Para criar um novo perfil de acesso ao painel, clique no botão +Cadastrar do canto superior direito da tela. Você será direcionado(a) para a tela que segue, onde poderá selecionar um tipo de perfil para criar, ADMIN ou LOJISTA:
Em seguida, cadastre o nome do seu perfil de acesso de acordo com a função do mesmo.
Caso o perfil esteja sendo criado para sua equipe de logística, então o nome pode ser "Logística"; Já se o mesmo estiver sendo criado para o acesso de uma agência, pode ser "Agência", e assim por diante.
No exemplo abaixo, está-se criando um perfil de acesso genérico para parceiros, o que será chamado de "Parceiro externo", veja:
Não esqueça de clicar no botão Salvar
Assim que o nome do novo perfil de acesso for salvo, a tela será direcionada para a edição do mesmo, que neste caso virá com todas as permissões liberadas, já que o perfil selecionado na tela anterior foi ADMIN.
Os perfis de acesso devem estar associados a administradores, para que possam fazer tais liberações ou restrições de acesso
Para isso, você deve acessar menu > Configurações > Administradores.
Você será redirecionado(a) para a tela que segue, com a listagem dos administradores cadastrados para a loja, que normalmente será apenas o usuário padrão ADMIN, a menos que você já tenha criado outros.
Nesta tela você poderá criar um novo administrador, ou editando um antigo para selecionar o perfil de acesso criado.
Editando as permissões de um perfil de acesso
A tela de edição de permissões vem organizada por coleções, que, se abertas, mostram os itens de menu um por um.
Clique no ícone "+" para visualizar as permissões de ações de cada um dos módulos:
Para remover a seleção de todos os menus da coleção Categorias, por exemplo, basta dar dois cliques no checkbox ao lado de CATEGORIAS. Isso removerá a seleção de todos os menus de categorias conforme imagem abaixo:
Na prática, esta configuração fará com que o usuário administrador que tiver este perfil de acesso, não terá acesso ao menu Categorias no painel administrativo da loja.
Restringindo acesso a ações pontuais:
Você como administrador(a) da loja pode remover a permissão de "excluir pedidos" do perfil de acesso que está criando/editando. Neste caso, basta manter a seleção de todos os menus de Pedidos e apenas remover a seleção do item "Pedidos - Remover".
Veja exemplo abaixo:
Com esta configuração salva para o perfil de acesso em questão (neste caso: perfil de acesso Parceiro externo), todo usuário do painel atrelado a este perfil de acesso não poderá excluir pedidos.
Caso o usuário entre em Menu > Pedidos > Pedidos, ele não visualizará a opção de exclusão (que para você administrador(a) da loja, fica junto dos ícones de visualização, etiqueta e impressão do pedido).
Para o usuário administrador atrelado ao perfil de acesso Parceiro Externo, a listagem de pedidos aparece assim:
Restringindo acesso a um módulo inteiro:
Caso você deseje disponibilizar o acesso ao painel de sua loja apenas para visualização de determinados menus, basta que você clique duplamente em todas as coleções, esvaziando todas as seleções de itens.
Em seguida, abra as coleções específicas e selecione apenas listagens, ex: listagem de categorias, listagem de pedidos, listagem de produtos, etc.
Depois se salvar esta edição restrita de permissões no perfil, o usuário administrador atrelado a este perfil de acesso verá um painel administrativo da loja bastante enxuto, sem a tela inicial de dashboard, por exemplo, onde ficam gráficos de faturamento e vendas.
O menu lateral do painel, para usuários com este perfil de acesso, apresentará apenas os itens que estiverem associado às poucas liberações efetuadas na configuração.
Ainda caso o usuário tente acessar aquele módulo através de sua URL direta o sistema barrará o seu acesso e apresentará a tela abaixo:
Em caso de dúvidas, por favor entre em contato com nossa equipe através da Central de Ajuda Flexy :)
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