Conceito
Aqui estão apresentados todas as Formas de Pagamento disponíveis na plataforma. Com elas será possível definir políticas de pagamentos específicas para produtos, categorias e clientes.
Acesse o seu Painel administrativo > Configurações > Formas de pagamento
Por padrão já existe uma forma de pagamento que é a Padrão, e essa não poderá ser excluída.
Legendas
: Adicionar nova forma de Pagamento
NOME : Nome do plano
REF: Código de referência
ALTERADO EM : Data da última alteração
PRIORIDADE : Nível de prioridade , quanto menor o número do campo, mais prioritário a Forma de pagamento será.
Primeiros passos
Um ponto importante a considerar é que, se você é um Centro de Distribuição ou Marketplace, as configurações de pagamento que você definir serão aplicadas a todos os lojistas. Isso significa que o plano de pagamento criado será utilizado por todas as lojas vinculadas à plataforma.
É importante destacar que os lojistas não terão permissão para editar as opções de pagamento, uma vez que as configurações são definidas pelo Centro de Distribuição ou Marketplace.
Ao chegar à tela de checkout, se o consumidor fez compras em mais de uma loja, você identificará que os planos de pagamento estão unificados em um único checkout. Isso significa que todos os pedidos serão pagos por meio de um único método de pagamento. No entanto, o gateway de pagamento realizará o split (divisão) dos valores para cada lojista individualmente. Dessa forma, cada lojista receberá sua parte dentro desse único pagamento efetuado pelo cliente.
Essa funcionalidade permite simplificar o processo de pagamento para o cliente, ao mesmo tempo em que garante que os valores sejam divididos corretamente entre os lojistas participantes do Marketplace ou Centro de Distribuição.
Configurando os tipos de pagamento
Vamos facilitar a compreensão através de um exemplo prático. Começaremos configurando uma aba dentro do plano já criado. Assim que você entender o funcionamento básico, poderá criar outros planos personalizados de acordo com as necessidades da sua loja.
Aba Cartão de Crédito
Escolha a Bandeira a ser utilizada, e a Habilite. Após configurar, clique em Salvar.
Habilitar Forma de Pagamento
Marque esta opção para disponibilizar esta forma de pagamento em seu portal.
Selecione o Gateway de Pagamentos
Selecione o gateway de pagamentos a ser utilizado para esta forma de pagamentos.
Atenção: você deve habilitar e configurar o gateway previamente para que a transação ocorra corretamente. Para isto utilize o menu Configurações > Gateways de Pagamentos.
Quantidade Máxima de Parcelas
Indique o número máximo de parcelas possíveis para esta bandeira de cartão. Lembrando que seu contrato com a operadora ou gateway deve possibilitar este parcelamento, caso contrário a transação será recusada pela operadora.
Quantidade Máxima de Parcelas sem Juros
Indique o número máximo de parcelas possíveis sem juros para esta bandeira de cartão. Lembrando que seu contrato com a operadora ou gateway deve possibilitar este parcelamento, caso contrário a transação será recusada pela operadora.
Exemplo: para permitir até 6 parcelas sem juros preencha limite máximo de 6 parcelas e limite máximo de parcelas sem juros 6.
Valor Mínimo da Parcela
Esta configuração define o menor valor que uma parcela pode ter.
Exemplo: caso o valor mínimo configurado seja 50 reais, e o pedido totalize 120 reais, o máximo permitido será 2 parcelas de 60 reais, pois mais parcelas teriam um valor inferior ao limite mínimo de 50 reais.
Taxa de Juros
Esta é a taxa de juros que será aplicada quando houver parcelas com juros.
Para definir parcelas com juros basta configurar um valor maior de total de parcelas do que de total de parcelas sem juros, por exemplo, com total de 12 parcelas, 6 parcelas sem juros e taxa de juros de 1,99% a partir da sétima parcela seria cobrado um adicional de 1,99% a cada parcela.
IMPORTANTE: O cálculo feito para o Juros é o de Juros Compostos.
Aba Boleto
Habilitar Forma de Pagamento
Marque esta opção para disponibilizar esta forma de pagamento em seu portal.
Selecione o Gateway de Pagamentos
Selecione o gateway de pagamentos a ser utilizado para esta forma de pagamentos.
Atenção: você deve habilitar e configurar o gateway previamente para que a transação ocorra corretamente. Para isto utilize o menu Configurações > Gateways de Pagamentos.
Dias para o Vencimento
Configure aqui quantos dias o boleto gerado terá até o vencimento.
Após vencido o boleto não terá mais validade, e caso o pagamento não seja identificado em até 5 dias o pedido será automaticamente cancelado.
Exemplo: um boleto gerado no dia 12 com 5 dias para vencimento terá validade até o dia 17.
Desconto para Compra
Utilize esta opção para conceder um desconto aos clientes que optarem por esta forma de pagamento.
Exemplo: um pedido de 150 reais no qual a opção de pagamento tiver 10% de desconto custará 135 reais.
Aba Depósito em conta
O campo de Informações para depósito é preenchido por vocês, ou seja, número de conta, agência, instruções em geral podem ser incluídas aqui.
Segue modelo do nosso template padrão de como é apresentado no Checkout
Aba Boleto a Faturar
O boleto a faturar permite oferecer parcelamento e prazos de pagamento customizados de acordo com sua política comercial, no entanto a geração dos boletos e o monitoramento de sua quitação não será realizado pela plataforma, a qual irá receber estes pedidos com status de "Pago".
Clique sobre Adicionar Regra para criar regras de boleto a Faturar
Nome
O nome da opção de pagamento que será apresentada ao cliente na finalização do pedido.
Exemplo: regra de pagamento 20/40/60.
Código de Referência
O código de referência é exclusivo e serve para identificar a esta regra de pagamento no painel administrativo, portal e API.
Valor Mínimo
Valor mínimo do pedido para que esta regra de pagamento esteja disponível.
Exemplo: disponibilizar esta regra de pagamento somente para compras acima de 500 reais.
Valor Máximo
Valor máximo do pedido para que esta opção de pagamento esteja disponível.
Exemplo: disponibilizar esta regra de pagamento somente para compras entre 500 (mínimo) e 1000 (máximo) reais.
Desconto/Acréscimo da Regra
Utilize esta opção para fornecer um acréscimo ou um desconto aos clientes que optarem por esta forma de pagamento.
Desconto da Regra
Utilize esta opção para conceder um desconto aos clientes que optarem por esta forma de pagamento.
Exemplo: um pedido de 150 reais no qual a opção de pagamento com boleto a faturar tiver 10% de desconto custará 135 reais.
Após você preencher os campos, você clique em Salvar.
Aguarde a confirmação da informação na tela de que sua regra foi registrada
Você poderá incluir várias regras para o Boleto da Faturar, conforme exemplo abaixo :]
Aba Grátis
A compra gratuita permite que o cliente consiga realizar um pedido de zero reais quando seu cupom promocional for maior ou igual que o valor de sua compra, por exemplo.
Quando desabilitada esta opção não será permitido ao cliente concluir esta compra sem adicionar outros produtos em seu carrinho, de forma a totalizar um valor superior a zero reais.
Na prática, você cria um cupom em Promoções > Cupom de desconto.
É importante salientar que quando o valor total do carrinho for R$ 0,00 , então será apresentada apenas uma única aba, que é a de cupom de desconto.
Mas caso você escolha um método de entrega que gere um custo no carrinho, então serão apresentados os métodos de pagamentos disponíveis já que foi gerado um custo de frete, observe:
Aba A combinar
A forma de pagamento A Combinar permite que o cliente finalize um pedido sem definir uma forma de pagamento, sendo esta negociada posteriormente entre o cliente e o lojista.
Os pedidos realizadas utilizando esta forma de pagamento serão recebidos como Aguardando Pagamento e deverão ter seu status alterado manualmente através do painel administrativo.
Observe como será apresentado em sua loja:
As Formas de pagamento podem ser inúmeras, mas é importante que elas sejam bem configuradas para que seu cliente usufrua de acordo com o perfil dele e condições.
Esperamos que este material possa ter auxiliado no seu uso à plataforma Flexy, no entanto, caso ainda hajam dúvidas ou necessidades, por favor, entre em contato com nossa equipe de atendimento, que terá prazer em auxiliá-lo.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.